4 sistemas de irrigação em horticultura; qual é o método correto?

4 sistemas de irrigação em horticultura; qual é o método correto?

4 sistemas de irrigação em horticultura; qual é o método correto?

Oct 11, 2023 1:27:31 PM

O método de irrigação é decisivo para a qualidade de sua produção. Ele afeta a logística, os requisitos de mão de obra e os custos, por exemplo. Portanto, é fundamental escolher o(s) método(s) de irrigação correto(s). Neste artigo, destacamos 4 maneiras de irrigar as plantas.

#1 Prós e contras da irrigação por gotejamento

Com a irrigação por gotejamento, cada planta recebe exatamente a quantidade certa de água por meio de uma mangueira. Como resultado, pouca água é perdida. Ela também mantém a cultura seca, reduzindo o risco de doenças.

Esse método também tem desvantagens. É um processo que exige muita mão de obra. Uma mangueira deve ser colocada em cada planta e removida do vaso após a colheita. Além disso, uma mangueira tão fina pode entupir rapidamente. Sem falar que, como empresário, você está "condenado" a um determinado tamanho de vaso. Isso ocorre porque o sistema de irrigação por gotejamento é feito sob medida para isso.

A irrigação por gotejamento também dificulta a automação da logística interna. Além disso, as raízes se desenvolvem principalmente onde a água goteja. Como resultado, o vaso inteiro não se enche de raízes, o que torna a planta menos resistente.

#2 Vantagens e desvantagens dos aspersores

Em muitas estufas, a irrigação aérea ou os aspersores são usados em campos externos. Esse costuma ser um método relativamente barato que funciona bem em muitas culturas. Esse método facilita a automação por meio de correias transportadoras, por exemplo.

Depende do subsolo o fato de a água ser coletada ou não. Se não for, o excesso de água é drenado para o solo e ocorre a perda. Tanto a água quanto os fertilizantes são perdidos. E em períodos úmidos, é necessário aquecimento adicional para evitar que o clima da estufa fique muito úmido. Logicamente, isso custa mais energia. Também por esse motivo, é sempre preferível coletar a água e os fertilizantes.

A rega excessiva também pode ter desvantagens para as produções de flores. Se a cultura ficar úmida, aumenta o risco de doenças. Além disso, as folhas grandes às vezes fazem com que a água caia no chão do cultivo e não chegue às raízes da planta. Como resultado, a rega não é uniforme.

Além disso, o vento pode fazer com que a água seja dispersada em todas as direções, de modo que não há uma distribuição uniforme. Além disso, algumas plantas recebem água de vários aspersores porque sempre há alguma sobreposição. Como resultado, a distribuição da água não é uniforme. 

#3 Vantagens e desvantagens das barras de vazão e pulverização

O uso desse método proporciona uma irrigação muito específica. Todas as plantas são regadas uniformemente e é possível regar mais em determinadas áreas. Como as árvores de irrigação ficam próximas às plantas, o vento quase não tem efeito. Além disso, esse método facilita a automação dos processos internos. 
A desvantagem é que esse método de irrigação é relativamente caro. Além disso, assim como na irrigação, a parte aérea das plantas ficam molhadas, aumentando o risco de doenças. Novamente, os comentários sobre a coleta de água e seus benefícios se aplicam aqui.

#4 Vantagens e desvantagens Sistema de fluxo e refluxo

A irrigação usando um sistema de fluxo e refluxo pode ser feita de várias maneiras. Os exemplos incluem pisos de concreto de irrigação por inundação, mesas de inundação e o ErfGoedVloer (piso de cultivo). Em todos os casos, a água vem de baixo. Após a rega, ela é drenada novamente pelo piso. 

Uma grande diferença entre o piso ErfGoed e os outros sistemas de inundação mencionados está na forma como a água sobe. Em um piso ErfGoed, o piso se enche uniformemente de água na camada de rocha e, em seguida, se eleva acima da camada de solo. Como resultado, a água sobe para todos os lados ao mesmo tempo, resultando em um crescimento mais uniforme. 

Combinação de sistemas de irrigação

Você também pode optar por combinar vários sistemas de irrigação. Nossa recomendação é regar primeiro os plugues, os vasos de pressão e as mudas por cima. Em seguida, é melhor usar um sistema de fluxo e refluxo. Isso permite que a água chegue melhor à planta na fase inicial. Depois de algumas semanas, as raízes estarão suficientemente desenvolvidas para absorver bem a água de baixo para cima. Então, é preferível regar por baixo.

Consequências de longo alcance

Mencionamos isso no início: a escolha de um sistema de irrigação tem consequências de longo alcance. Para sua imagem de trabalho, logística, substrato, vasos, etc. E, às vezes, pode ser inteligente combinar sistemas para obter o melhor resultado possível.

Download do folheto Contate-nos

ErfGoed

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL